Teste do Pezinho
O teste do pezinho é um exame diagnóstico que deve ser feito em todo recém-nascido durante a primeira semana de vida.
No Brasil todos os bebês tem direito através do SUS (Sistema único de Saúde) de realizar gratuitamente este exame, que detecta algumas doenças para o tratamento precoce.
Como é coletada a amostra?
O exame é simples e rápido. Basta uma picadinha no calcanhar do bebê para coletar algumas gotinhas de sangue que serão submetidas a análise.
Segundo o Ministério da Saúde o teste deve ser realizado entre o 3° e 5° dias após o nascimento da criança.
Há ainda o teste do pezinho ampliado ou expandido, o qual não é possível realizar pela rede pública, mas que tem como objetivo rastrear doenças graves para tratamento antecipado. As versões ampliadas do teste também podem incluir testes de sorologia para detecção de doenças infecciosas, como toxoplasmose congênita, Citomegalovírus, Sífilis congênita, Doença de Chagas e HIV.
Há algumas desvantagens para o teste do pezinho ampliado?
Sim. Embora com o teste ampliado seja possível detectar um maior número de doenças em recém-nascidos, ele possui a desvantagens, de estar disponível apenas na saúde privada, e ainda há a possibilidade de resultados “falsos-positivos. Sendo assim, necessária a confirmação com exames complementares para maior confiabilidade. Mas sem dúvida nenhuma o mesmo é muito importante.

Existe também um teste não incluso no Sistema único de Saúde conhecido como Teste da Bochechinha.

Teste da Bochechinha
.
O Teste da Bochechinha é um exame genético, capaz de identificar precocemente mais de 300 doenças graves, silenciosas e tratáveis, desenvolvidas na primeira infância, pode ser feito assim que o bebê nasce ou ainda em qualquer outro momento da vida da criança.
Ele detecta doenças analisadas nos testes do pezinho básico e ampliado/expandido e as imunodeficiências congênitas, e centenas de outras doenças que não são investigadas nos testes de triagem neonatal convencional.
A coleta é rápida e indolor. O teste é feito com uma amostra de saliva do bebe recolhida com uma espécie de cotonete na parte de dentro da bochecha É possível realiza-lo em menos de um minuto, sem apresentar nenhum risco ao bebê. Há uma pequena taxa de Falso positivos.
Dados pesquisados na internet.
Obs,: Estas informações tem como objetivo apenas de levar o conhecimento a você mamãe, no entanto, nada como uma conversa com seu médico para melhor esclarecer as suas duvidas. Afinal ele é o profissional capacitado para isso.